Importância da vitamina D

Alimentos ricos em vitamina D

Saiba qual é a importância da vitamina D no organismo humano, as quantidades recomendadas e saiba quais são os alimentos ricos dessa vitamina.


Para adultos saudáveis, a necessidade de vitamina D diária a ser ingerida é de, em média, cinco microgramas, além de uma exposição ao sol de 20 minutos diários, sem o uso de protetor solar. Os idosos devem consumir 10 microgramas por dia.

Bebês prematuros, crianças e idosos têm maior propensão a desenvolver doenças que estão diretamente relacionadas à falta de vitamina D no organismo, principalmente quando não possuem uma alimentação regrada e não tomam sol com frequência.

Importância da vitamina D

A vitamina é importante pois favorece a absorção do cálcio, além de ser importante para o fortalecimento dos ossos e dos dentes, evitando também o raquitismo. Ela diminui ainda o risco de doenças como osteomalácea e osteoporose, doenças cardíacas, combate à enxaqueca e a tensão pré-menstrual.

A falta de vitamina D pode causar fraqueza muscular, tetania, moleira aberta após o 1° ano do bebê, irritabilidade, inquietação, anorexia, suor excessivo em crianças, osteoporose em idosos, raquitismo, pernas tornas e osteomalácea, além da diminuição do cálcio e do fósforo no sangue.

Suplementação




A suplementação de vitamina D é indicada somente para casos de pessoas em que vivem em regiões muito frias – sem muita exposição ao sol – ou ainda para indivíduos que não têm boa alimentação.

Na Europa, por exemplo, é bastante comum que os médicos pediatras recomendem às crianças uma gota diária de vitamina D pura, para os bebês que têm até um ano, além dos geriatras recomendarem aos idosos com mais de 70 anos.

Alimentos ricos em vitamina D

O leite é o principal alimento rico em vitamina D para o fortalecimento dos ossos, exceto para aqueles que são intolerantes à lactose, assim como seus derivados. 
Alguns iogurtes, inclusive, são enriquecidos com a vitamina D. 
Para aqueles que não gostam ou não podem tomar leite, 
A sugestão é consumir a sardinha.
Vegetais de cor verde como o brócolis, couve, couve-flor, espinafre e agrião, soja, salmão, atum, truta, nozes e castanhas como as amêndoas, o pistache e o amendoim, linhaça, tomate, entre outros.


Sol.
 Essa é a principal palavra quando se fala em Vitamina D.

 Você vai descobrir mais para frente que é possível adquiri-la de outras maneiras, mas o sol é a fonte mais potente e assertiva para “pegar” a vitamina – cerca de 80% do total.

 Quando uma pessoa toma sol, ela recebe a radiação ultravioleta (raios UVB) que é responsável por iniciar a metabolização da substância no corpo.

Comentários

Postagens mais visitadas